As músicas são premeditadas, mas a maneira como a apresentam em palco, é influenciada por vários fatores. É uma espécie de planeamento instável.
Por isso mesmo, decidi escolher os Linda Martini, banda qual já tinha assistido a dois concertos e me apercebi das diferentes dinâmicas entre concertos. 
Para este trabalho, optei por captar dois concertos (em Torres Vedras e no Porto) de maneira a captar duas perspetivas diferentes.
Este esquema de organização respeita a ideia de busca pela música, da origem do som. Esta procura pela origem da música relaciona-se com o íntimo da banda, pois é daí que o som surge. Intitula-se então de GÉNESIS, pois é naquele pequeno estúdio que surge toda a atmosfera sonora que rodeia os Linda Martini.
De maneira a encontrar essa origem do som, precisava de algo mais íntimo, o local de ensaio e de gravação da banda. O estúdio HAUS é onde isso acontece, os ensaios e a gravação. Na porta da sala de ensaios, estão todos os álbuns e músicas até então escritas.
O livro de fotografias contém fotografias de concertos e de estúdio. A dinâmica pretendida na apresentação das fotografias consiste numa “viagem” desde o estúdio de ensaios e gravação da banda, para o palco (concertos). Essa linha condutora reflete-se tanto nos enquadramentos mas também nas cores das fotografias, onde por contraste se pode observar as diferenças entre um ambiente e o outro. Após mostrar fotografias de concertos no seu momento de êxtase, as fotografias retornam ao estúdio, onde se estabelece todo um ambiente mais calmo e sereno que realça os estados tão diferentes da música que se faz ouvir ao vivo, ou em estúdio.
GÉNESIS
Published:

GÉNESIS

Projeto fotográfico sobre a banda portuguesa Linda Martini

Published: